terça-feira, 30 de agosto de 2011

Semana da Educação discute o papel das avaliações externas


Estudo sobre o uso de indicadores abre o evento, que traz também palestras sobre: Leitura, Escrita e Matemática

Nas últimas décadas, o governo federal tem investido na implementação de avaliações externas como forma de auxiliar a elaboração das políticas públicas das redes de ensino e, em âmbito escolar, na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Prova disso é a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 1990, e do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2007, que se tornaram instrumentos importantes para que as escolas detectem e trabalhem dificuldades de aprendizagem. A forma como os indicadores têm sido usados pelos governos estaduais e nas principais capitais brasileiras é o tema da pesquisa A Avaliação Externa como Instrumento da Gestão Educacional, que será apresentada na abertura da Semana da Educação. O evento, organizado pela Fundação Victor Civita, será realizado de 18 a 20 de outubro, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo, com patrocínio das editoras Saraiva, Ática, Scipione e FTD.
O professor Nigel Brooke, do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (Game/UFMG) e autor do estudo, propõe um modelo classificatório para os sistemas de avaliação e diz que as matrizes dos mesmos têm de estar alinhadas ao currículo e aos objetivos de ensino.
fonte:www.revistaescola/gestãoescolar.com.br
Nota do blog:
 O que é observado por Professores e pela própria Escola é que a metodologia utilizada pelas Avaliações Externas são diferentes da utilizada pela escola e também à que trazem os livros didáticos. Desta forma para que os alunos possam ter bons desempenhos precisamos elaborar um cronograma de oficinas que envolvam as disciplinas avaliadas (Língua Portuguesa e Matemática) para atender conteúdos e métodos utilizados e assim melhorar os índices Escolares.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA COM A PROFESSORA KATARINA

A Escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima ofertará nesse bimestre aulas de reforço de matemática para todos os alunos do ensino fundamental II e Médio que estejam com médias inferiores a 6,0 na disciplina de Matemática. A iniciativa já era Projeto da Escola em anos anteriores. Nos últimos encontros realizados entre professores e pais de alunos a equipe gestora detectou a necessidade de se retomar as ações relativas ao Projeto de Reforço que por sinal já foram iniciadas as aulas de reforço em Língua Portuguesa para os alunos do 6º ano "B". Entendendo que estes são os que mais necessitam do reforço em Língua Portuguesa a Escola deu início ás aulas ainda em Julho do ano em curso. Quanto ao Reforço de Matemática a Escola ofertará para todas as turmas e a Professora responsável pelas aulas será Katarina Rúsia. 
Vejam os horários de aulas:

HORÁRIOS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA

DIAS
TURMAS
HORÁRIOS
2ª FEIRA
6º ANO “A”
7:00HS ÀS 8:15HS

6º ANO “B”

8:15HS ÀS 9:30HS
7º ANO “A”

9:50HS ÀS 10:30HS
7º ANO “B”

10:30HS ÁS 11:20HS
3ª FEIRA
8º ANO

7:00HS ÀS 9:30HS
9º ANO
9:50HS ÀS 11:20HS

4ª FEIRA
1º ANO ENSINO MÉDIO
9:50HS ÀS 11:20HS

OBSERVAÇÃO: O HORÁRIO DE QUARTA FEIRA PODERÁ MUDAR DE ACORDO COM AS NECESSIDADES (DIFICULDADES) DOS ALUNOS.



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O que é bullying




 
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

REUNIÕES AVALIATIVAS REFERENTES AOS RESULTADOS DO 2º BIMESTRE SÃO SATIFASTÓRIAS

Pais/Mães de alunos do 6º ano "A" e "B" atentos na reunião
Professores entregando as avaliações aos pais dos alunos do 7º ano "A" e "B"
as reuniões orientam os pais a acompanharem melhor os filhos nas atividades escolares
Os pais observam as avaliações de seus filhos
 destaque para mães de alunos de outros municípios

A equipe Gestora e Pedagógica da Escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima considerou a participação dos Pais e responsáveis por alunos do Ensino Fundamental II como satisfatória nas últimas reuniões; inclusive pais de alunos residentes em outros municípios estiveram presentes e fizeram observações relevantes a respeito da nossa Escola. Na oportunidade foram entregues os boletins bimestrais, todas as avaliações escritas realizadas pelos professores em sala de aula no 2º bimestre e a equipe gestora falou sobre  o comportamento de alguns alunos, o desempenho de outros, o envolvimento das turmas no que se refere ao ensino aprendizagem; e ainda pediu maior empenho dos pais para com os estudos dos filhos sugerindo que estes adotem um sistema de calendário diário de estudos para os filhos de pelo menos 02 horas, mesmo que sejam dividas para cada disciplina (matéria). Sugeriu que a cada dia os pais observem o que seus filhos estão estudando, façam perguntas sobre os assuntos estudados e sugeriu também que os acompanhassem mais de perto no que se refere ao acessos a internet, salientando que é um veículo de comunicação importantíssimo, mas é também considerado uma "faca de dois gumes" podendo ajudar e também retroceder nos estudos, especialmente, das crianças e adolescentes. Os professores responderam perguntas de alguns pais referentes ao método avaliativo adotado; os professores explicaram que o método é adotado por todos na Escola. Todas as atividades orais, participação em sala, tarefas de casa e atividades realizadas em classe são avaliadas e anotadas para somar aos testes e provas. Reforçou ainda que os alunos precisam ter todos os vistos nos cadernos para contar com as melhores notas; que somente a prova não é sinônimo de boa ou má nota; que os alunos que não têm vistos (ou seja, não fez as atividades diárias)  não teram como ter boas notas. Na seguência os professores reforçaram as palavras da diretora Rejany Jales pedindo maior empenho e participação dos pais no processo de aprendizagem dos filhos. 
As reuniões foram encerradas já com datas marcadas para as próximas que acontecerão logo que se conclua o 3º bimestre. A diretora agradeceu a presença de todos lembrando que é fundamental essa parceria entre pais, professores e Escola para obtermos bons resultados na Educação.


domingo, 21 de agosto de 2011

 imagens do Vale dos Dinossauros em Souza/PB
Pegadas de dinossauros em Souza/PB

PREMIAÇÃO PARA OS 30 MELHORES ALUNOS DO SEMESTRE

A Escola retoma a ação de premiar os melhores alunos do semestre oferecendo uma aula passeio para os 30 alunos que tiveram as melhores notas. Nos anos anteriores fizemos 02 viagens a Martins e 01 ao Lajedo de Solidade em Apodi; este ano faremos uma viagem a Souza/PB no Vale dos Dinossauros e no final do ano faremos uma viagem a Natal no Forte dos Reis Magos e no maior cajueiro do mundo. A premiação tem por objetivo despertar o interesse no alunado para estudar mais e poder participar do (s) passeio (s); oferecer aulas diferenciadas; premiar os melhores alunos da Escola e ainda oferecer oportunidades para os alunos que não conhecem os pontos turísticos da nossa região.
A listagem dos 30 melhores alunos do Semestre será exposta no Mural da Escola e nesse blog na próxima semana. A direção da Escola fará uma reunião com os pais ou responsáveis pelos alunos premiados e em seguida marcará o dia para a viagem. Aguardem!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ÚLTIMAS REUNIÕES AVALIATIVAS DO BIMESTRE

Hoje acontecerão as últimas reuniões avaliativas referentes aos resultados do 2º bimestre. As 15:30hs pais e responsáveis por alunos das turmas do 6º ano "A" e "B" juntamente com a equipe gestora e pedagógica da Escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima estarão reunidos para discutir assuntos referentes ao ensino aprendizagem, disciplina, organização escolar entre outros aspectos que venham a melhorar o desempenho acadêmicos dos alunos.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PAIS E RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARTICIPAM DAS REUNIÕES AVALIATIVAS BIMESTRAIS

Cumprindo cronograma das Reuniões Avaliativas Bimestrais a Escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima realiza as Reuniões Avaliativas referentes aos resultados do 2º bimestre. As reuniões fazem parte das Ações do PDE (plano de desenvolvimento da escola) e tem por objetivos gerais melhorar o desempenho acadêmico dos alunos e liquidar a evasão escolar. Especificamente, as reuniões têm por objetivos: envolver os pais no processo avaliativo, informar situações referentes ao ensino aprendizagem bimestralmente, elevar a participação dos pais no processo avaliativo progressivo, partilhar os progressos ou retrocessos dos alunos nas avaliações bem como no dia-a-dia escolar e ouvir opiniões e sugestões dos pais no que se refere ao ensino e a Escola de um modo geral.
Os pais ou responsáveis que por algum motivo não participarem das reuniões receberão em suas casas a visita do professor (com quem seu filho estuda) e um técnico da Escola para uma conversa informativa que possa suprir as possíveis deficiências de aprendizagem do aluno em questão.


 Professora Veriana Jácome (1º ano "B") com os pais de seus alunos
 Professora Eulália Paiva (4º ano) falando sobre a importância da educação dos filhos
 Professora Mônica Brasiliano (3º ano "B") falando sobre o desempenho dos alunos
 Professora Suzi Lima (3º ano "A") fazendo uma reflexão para os pais/responsáveis
 Diretora Rejany Jales colhendo a assinatura dos participantes para a Ata de Reuniões
 Diretora Rejany Jales e a Professora Naílza reunidas com os pais/responsáveis pelos alunos da turma "Aceleração" do Programa "Acelera" do Instituto Airton Sena

LEMBRAMOS QUE AS REUNIÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO ESTÃO ACONTECENDO ESTA SEMANA

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Alunos da Escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima participam das Olimpíadas Brasileira da Matemática

 Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Em 2010, cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

 As provas realizadas hoje serão corrigidas na própria Escola pelo professor responsável e serão selecionados os melhores alunos dos seguimentos (6º e 7º; 8º e 9º e 1º ano) estes alunos participarão da 2ª fase que se realizará em outubro deste ano.

 

Dia a dia do seu filho

Os pais e responsáveis têm o direito de acompanhar a educação de seus filhos. Participar ativamente da vida escolar das crianças interfere positivamente na qualidade do ensino. Veja algumas recomendações que podem melhorar a relação ensino-aprendizagem e garantir o sucesso de seu filho na escola:

Pais/responsáveis pelos alunos participando das Reuniões Avaliativas bimestrais




* Cultive o hábito da leitura em sua casa.


* Ajude seu filho a conservar o livro didático. O material servirá para outros alunos futuramente.

* Acompanhe a frequência da criança ou do adolescente às aulas e sua participação nas atividades escolares.

* Visite a escola de seus filhos sempre que puder.

* Observe se as crianças ou adolescentes estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e da saída.

* Verifique a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola.

* Observe a qualidade da merenda escolar.

* Converse com outras mães, pais ou responsáveis sobre o que vocês observam na escola.

* Converse com os professores sobre dificuldades e habilidades do seu filho.

* Peça orientação aos professores e diretores, caso perceba alguma dificuldade no desempenho de seu filho. Procure saber o que fazer para ajudar.

* Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.

* Acompanhe as lições de casa.

* Participe das atividades escolares e compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião.

* Participe do Conselho Escolar.
fonte:portal.mec.gov.br

terça-feira, 16 de agosto de 2011

ATENÇÃO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Quarta feira a partir das 13:00hs serão aplicadas as provas da 1ª fase das Olimpíadas Brasileiras da Matemática. Por tanto, quarta-feira somente acontecerão as provas. As 15:30hs acontecerá a 2ª Reunião Avaliativa do ano letivo referente aos resultados do 2º bimestre. Segue a ordem das Reuniões por Turmas:
* dia 17/08/2011 - 7º ano "A" e "B"

* dia 18/08/2011 - 8º ano, 9º ano e 1ª série do Ensino Médio

* dia 19/08/2011 - 6º ano "A" e "B"
 Todas as reuniões acontecerão a partir das 15:00hs na Própria Escola e a presença dos pais ou responsáveis é de fundamental importância. Na oportunidade serão entregues as avaliações e os boletins de rendimentos bimestrais.
A equipe gestora e pedagógica da Escola agradece a participação e empenho de todos! 



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PARADA NACIONAL DA EDUCAÇÃO EM PROL DO PNE

Vem aí Paralisação Nacional pelo Piso, Carreira e PNE PDF Imprimir E-mail
A CNTE convoca todas as entidades filiadas a participarem da paralisação nacional que vai acontecer no dia 16 de agosto. O principal objetivo da mobilização será cobrar a implementação do Piso nos estados. Mesmo com a aprovação da Lei do Piso e com o reconhecimento da sua legalidade por parte dos ministros do STF, professores de alguns municípios e estados ainda não recebem o valor estipulado em lei. Assim,  a Confederação orienta a todos os sindicatos que participem dessa luta pela implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). É preciso que o processo de negociação com os governos inicie com o valor de R$ 1.597,87, defendido pela entidade como vencimento inicial na carreira.
A CNTE também reivindicará o cumprimento integral da lei com 1/3 da jornada destinada para a hora atividade. O valor do Piso deve ser aplicado para as jornadas de trabalho que estão instituídas nos planos de carreira de estados e municípios. "A paralisação vai acentuar a luta pelo Piso. É dessa maneira que nós vamos conseguir fazer valer a Lei e os interesses de uma educação de qualidade no Plano Nacional de Educação (PNE). Isso porque, tudo que é possível para fazer postergar essa vitória, que não é só dos trabalhadores, mas da educação pública brasileira, vem sendo feito pelos gestores. Então isso causa um problema, um tensionamento desnecessário e só atrasa os passos iniciais para que a gente possa entrar no rumo de um país com educação pública de qualidade. Aliás, é deseducador do ponto de vista da cidadania, que os governos estejam promovendo e encontrando subterfúgios para descumprir a Lei que foi aprovada duas vezes", ressaltou o presidente da CNTE, Roberto Leão.

Leão também destacou o desrespeito à carreira dos professores em todo o país. "No que diz respeito à carreira podemos observar que se eles pagam o Piso para o professor de nível médio, eles dão uma diferença de 10, 20, 30 reais para o professor com formação de nível superior e isso descaracteriza a carreira. São artifícios para fazer economia às custas da educação. Então nós temos muito dinheiro da educação que vai para o lixo com desvio na merenda escolar, no transporte escolar e na construção. Todas as mazelas existem com o dinheiro da educação e isso precisa acabar para melhorar a gestão", finalizou. (CNTE, 14/07/2011)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Adiando o feriado

As Escolas da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Rafael Godeiro resolveram adiar o Feriado do Dia do Estudante (hoje) para amanhã. Todas as programações agendadas para amanhã foram remarcadas para a próxima segunda-feira.


SER ESTUDANTE

Marina da Silva
Se quiseres ser um verdadeiro estudante Não aprenda só o superficial, Pois o difícil pode se tornar barreira vencida. Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais! Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o. Procura na escola o que deseja para tua vida, Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá. Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. Se não tens teto, cobre-te de saber, De vontade, de garra. Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar. Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de pedir ajuda. Certamente haverá alguém para te estender a mão. Sê leal, fraterno, amigo, forte! Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde. Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. Respeita para ser respeito. Valoriza para ser valorizado. Espalha amor para seres amado. Não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido. Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas. Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te). Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder, Pensa na existência de tudo o que te cerca. Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói. Não faça do teu colega, uma escada para subir. Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Como nasceu o dia do Estudante.

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima. Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934. Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
fonte:www.mensagenscomamor.com/historia_mensagem_e_frase

REUNIÃO COM PESSOAL DO INEP PARA ENTREGA DE MAPAS DO MUNICÍPIO





Ontem reuniram-se na Câmara Municipal de Rafael Godeiro técnicos do INEP, alunos da Escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima juntamente com a professora Gildeíza e a Diretora Rejany Jales, técnicos e Coordenadores da SME (Irenice Tomaz e Jedson Cortez) além da Secretária de Ação Social ( Ana Carla de Lira) e técnico do Programa Bolsa Família (Adriana Brasilino) para receber os Mapas do Município. A contrução dos Mapas se deu através de várias pesquisas realizadas pelo INEP em parceria com a professora de geografia e os alunos da Escola. O objetivo desse trabalho foi construir os mapas e atualizar dados do mumicipio, bem como obter o material visual para que sejam utilizados nas aulas de geografia e história focalizando as reais imagens do lugar onde vivemos. 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ADIADA REUNIÕES DE PAIS E MESTRES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Comunicamos a todos os pais, responsáveis e alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e Ensino Médio que as REUNIÕES AVALIATIVAS DE PAIS E MESTRES REFERENTES AO 2º BIMESTRE FORAM ADIADAS PARA A PRÓXIMA SEMANA (dias: 17,18 e 19 de agosto) por razões superiores.
Comunicamos ainda que as REUNIÕES AVALIATIVAS para a Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º anos) continuam com as mesmas datas já divulgadas.
Agrademos a compreensão de todos!