terça-feira, 30 de agosto de 2011

Semana da Educação discute o papel das avaliações externas


Estudo sobre o uso de indicadores abre o evento, que traz também palestras sobre: Leitura, Escrita e Matemática

Nas últimas décadas, o governo federal tem investido na implementação de avaliações externas como forma de auxiliar a elaboração das políticas públicas das redes de ensino e, em âmbito escolar, na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Prova disso é a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 1990, e do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2007, que se tornaram instrumentos importantes para que as escolas detectem e trabalhem dificuldades de aprendizagem. A forma como os indicadores têm sido usados pelos governos estaduais e nas principais capitais brasileiras é o tema da pesquisa A Avaliação Externa como Instrumento da Gestão Educacional, que será apresentada na abertura da Semana da Educação. O evento, organizado pela Fundação Victor Civita, será realizado de 18 a 20 de outubro, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo, com patrocínio das editoras Saraiva, Ática, Scipione e FTD.
O professor Nigel Brooke, do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (Game/UFMG) e autor do estudo, propõe um modelo classificatório para os sistemas de avaliação e diz que as matrizes dos mesmos têm de estar alinhadas ao currículo e aos objetivos de ensino.
fonte:www.revistaescola/gestãoescolar.com.br
Nota do blog:
 O que é observado por Professores e pela própria Escola é que a metodologia utilizada pelas Avaliações Externas são diferentes da utilizada pela escola e também à que trazem os livros didáticos. Desta forma para que os alunos possam ter bons desempenhos precisamos elaborar um cronograma de oficinas que envolvam as disciplinas avaliadas (Língua Portuguesa e Matemática) para atender conteúdos e métodos utilizados e assim melhorar os índices Escolares.

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